Você quer entrar no serviço público, mas tem pavor de só ouvir estatística? Tem se esforçado, mas sem sucesso? Então vamos ver 5 técnicas de estudo para ter 3x mais resultado em estatística para concurso.
Eu vou falar pra você quais assuntos mais caem nas provas com base nos editais de concursos passados e assim estudar certo, com resultado.
Vale a pena ler até o final e conferir essas dicas.
Conteúdo
- 1 Estatística e Probabilidade
- 2 Assuntos mais Quentes de Estatística em Concurso
- 3 Técnicas de Estudo pata Obter Resultado em Estatística para Concurso
- 4 Organizar Seu Ambiente de Estudo
- 5 Sublinhar, Marcar Textos, Resumos …Calma
- 6 Testes Práticos e Questionamento Elaborativo
- 7 Prática Intercalada
- 8 Prática Distribuída
Estatística e Probabilidade
Você já viu que é tendência cobrar estatística na maior parte dos concursos públicos em todas as áreas.
Isso ocorre no âmbito nacional em provas como Banco do Brasil (BB), Banco Central (BACEN), Receita Federal (RFB) e até para Sargento na FAB ou concurso para técnico em estatística na Marinha (Cabo).
Ademais, isso também ocorre em órgãos como a Assembleias Legislativas, Policia Civil, além de Ministério Público estadual e outros.
Assuntos mais Quentes de Estatística em Concurso
Com base nos editais e fontes de concursos desde 2019 até o hoje, posso citar os assuntos mais top nas provas:
- Medidas de tendência central: média, moda e mediana;
- Medidas dispersão: variância, desvio padrão e coeficiente de variação;
- Análise exploratória de dados: box-plot, histograma e tabela de frequência;
- Probabilidade;
- Inferência: intervalo de confiança e teste de hipóteses;
- Análise de regressão linear;
- Amostras aleatórias e tamanho amostral; e
- Interpretação de gráficos.
Mesmo com essa lista, provas mais difíceis podem trazer desde tópicos comuns como Probabilidade Condicional e Independência e Teorema de Bayes, até temas mais complexos como Séries Temporais e Análise Multivariada.
Desse modo você deve basear seus estudos em temas que mais caem para ter resultado em estatística para concurso.
Se seu edital ainda não saiu, vale a pena dar uma olhada nos passados para ter ideia do que pode cair ou não na sua prova.
Dito isto, a ideia central desse artigo não é fazer com que você aprenda estatística a fim de se tornar um expert no assunto.
Todavia, quero dar um norte por meio de técnicas de estudo para você estudar com qualidade o que mais cai e passar no concurso.
Técnicas de Estudo pata Obter Resultado em Estatística para Concurso
Se você chegou até aqui sem se sem de estatística, antes de mais nada, parabéns!
Certamente já é o primeiro passo para passar nas provas.
Afinal, não é fácil estudar para concurso, e isso requer esforço, disciplina e compromisso.
Sem mais delongas vamos apresentar algumas técnicas de estudo para usar em estatística.
Elas não vão garantir sua vaga da noite para o dia, mas com dedicação essas dicas vão ajudar você estudar de forma eficaz.
Como Nosso Cérebro Trabalha: Focado e Difuso
É importante entender como nosso cérebro trabalha para que se possa tirar maior proveito de sua imensa capacidade, e ter um aprendizado eficiente.
A cientista Barbara Oakley em seu livro “Aprendendo a Aprender: Como Ter Sucesso Em Matemática, Ciência e Qualquer Outra Matéria”, afirma que temos dois modos de trabalho. O Focado e o Difuso.
Primeiramente, o modo de trabalho focado é quando seu cérebro está concentrado em uma tarefa para sua aprendizagem.
Por outro lado, o difuso seria o modo descanso do cérebro, trabalha de forma mais relaxada em momentos mais calmos como um banho, vendo tv, ou qualquer atividade divertida e relaxante.
Isso pode explicar porque algumas vezes temos uma ideia genial durante o banho, logo depois de uma aula ou reunião, o que com certeza já aconteceu com você.
Partindo disso, podemos idealizar técnicas de estudo, fazendo intervalos como forma de aumentar sua memorização, algo que a própria Barbara Oakley fala a respeito em seu livro.
Organizar Seu Ambiente de Estudo
Não é preciso estudo científico para explicar que você deve ter um local próprio no qual consiga estudar e se concentrar de forma eficiente.
Deixar seu local de estudo limpo e em ordem é o primeiro passo para estudar bem e garantir um bom rendimento.
Sublinhar, Marcar Textos, Resumos …Calma
Artigo da revista Psychological Science in the Public Interest em 2013 ligada a Association for Psychological Science a respeito de técnicas de estudo diz que:
- sublinhar frases;
- destacar trechos; e
- fazer tópicos ou resumos
Apesar de ser alguns dos meios mais usados pelos alunos, são técnicas menos eficientes para ter um melhor aprendizado.
John Dulonsky afirma que apesar de haver indícios da ineficiência o ideal seria utilizar marcadores não apenas como forma rápida de referência, mas como conexão para relizar testes práticos e questionamento elaborativo.
No caso da probabilidade e estatística, você pode grifar, ou fazer resumos ao seu estilo de compreensão para procurar testes relacionados ao que você anotou.
Agora sim você pode avaliar se suas notas te ajudaram a resolver as questões.
Você já está vendo que não é apenas estudar, contudo trata-se de encadear os passos para garantir resultado em estatística para concurso.
Afinal, vai fazer o concurso da PF? Veja essas dicas que preparei para o concurso Polícia Federal.
Testes Práticos e Questionamento Elaborativo
Realizar testes práticos é uma das formas mais eficazes de se conseguir aprender e memorizar qualquer assunto.
John Dulonsky é um dos pesquisadores a afirmar isso com base em seus experimentos em 2013.
Um artigo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte em 2016 também compartilha do mesmo embasamento de Dulonsky.
Mesmo que você cometa erros, o fato de praticar com questões do assunto, instiga a procurar a solução para o problema encontrado.
É claro que você deve fazer isso de acordo com as notas que você tenha feito a priori, para evitar de se frustrar e com isso parar os seus estudos.
Podemos entender o Questionamento Elaborativo como uma forma de explicação para uma regra de um assunto.
Você pode questionar, por exemplo, porque a assimetria de Pearson, numa curva simétrica tem medida nula, então fazer uma resposta bem completa para questões desse tipo.
Estudantes de Psicologia da UNICAMP tiveram como uma de suas referências o artigo da Revista Psychological Science in the Public Interest de 2013.
Eles coletaram e explicaram de forma didática as principais técnicas de aprendizagem no YouTube através do canal Minutos Psíquicos, que conta com mais de 950 mil inscritos.
Prática Intercalada
Com base no artigo do citado Instituto, a prática intercalada consiste em abordar de formas distintas um problema.
Esse método apesar de ser um pouco mais trabalhoso, tem como benefício a memorização a longo prazo.
Sendo assim, você pode encontrar várias formas de se chegar à resposta, além disso pode gerar diversos questionamentos elaborativos e promover uma fixação de conteúdo.
Esta técnica é vista pelo próprio John Dulonsky um método de efetividade moderada. Contudo pode ser usada para concurso.
Prática Distribuída
Adicionalmente, com os Testes Práticos, a Pratica Distribuída está entre as técnicas mais eficientes segundo os pesquisadores da Association for Psychological Science.
John Dulonsky afirma que essa é uma das técnicas necessárias para que tenha uma fixação de conteúdo mais eficiente.
Em vez de estudar um conteúdo muito grande durante 8 horas diárias, distribua o estudo na semana, de forma que seu aprendizado se torne algo natural e rotineiro.
Compare com uma refeição que você faz todos os dias. Se torna algo natural de ser executado.
Importante ressaltar que essas técnicas são uma forma de você conseguir estudar da melhor forma possível, adequando-as a sua rotina e a sua forma de aprendizado.
Agora, mais importante é não deixar os estudos para a última hora. Estudar aos poucos e com calma. Evite frustrações para garantir um bom resultado em concurso público.
Tenho certeza de que essas 5 técnicas de estudo são para aplicar agora e já te garantem resultados múltiplos mais em estatística para concurso.
Por fim, desejo sucesso, Um grande abraço e bons estudos!
Deixe um comentário